Dicas de profissional

Como organizar potes e recipientes na cozinha

Seguem algumas dicas para evitar entupir os armários com recipientes e potes plásticos e manter tudo organizado.

1 – Esvazie o armário ou gaveta onde guarda os potes e suas tampas . Separe os utensílios culinários (peneiras, coadores, tigelas) e armazene em outro espaço.
Verifique o estado e descarte todos os potes que estejam quebrados, rachados, manchados, com odor, derretidos e inutilizados e tudo que for pequeno demais para armazenar porções ou grande demais para guardar no armário ou levar à geladeira ou ao micro-ondas. Descartar é o primeiro passo na arrumação.

2 – Organize-se: De quantos potes você precisa e em que tamanhos? Vale a pena manter uma pilha de potes iguais para o caso de ter de usá-los ao mesmo tempo? Calcule de acordo com o tamanho de sua família, com a forma como prepara as refeições e seus hábitos alimentares.
Ao adquirir novos itens para substituição ou completar os que já tem, procure padronizar. Use um sistema de cores de tampas para identificar o que será utilizado no armazenamento de alimentos crus, cozidos, etc.

3 – Escolha uma gaveta ou armário adequado. Escolha um local só para os potes e certifique-se de que há espaço para todos.

4 – Empilhe e guarde os recipientes. Dê preferência ao armazenamento por encaixe (uns dentro dos outros). Comece com os maiores embaixo e os menores por último. Faça várias pilhas por formato: redondos, quadrados, etc.

5 – Guarde as tampas em separado. Manter os potes destampados é mais higiênico e evita que adquiram odores. Coloque-as em ordem de tamanho, de lado ou sobrepostas.

Mantimentos como farinha, açúcar e café devem ser colocados sempre nos mesmos recipientes. Quando vazios, mantenha-os limpos e na despensa ou seu lugar habitual.
Potes para congelamento devem ser cuidadosamente higienizados e destinados a alimentos específicos (peixes, carnes, alimentos crus ou cozidos). Evita a contaminação de sabor e aroma, ainda que estejam adequadamente limpos.
Ana Afonso – Personal Organizer

1 Comentários de Charme e Estilo:

Ana Afonso disse...

Para contatos anotar a Mudança de e-mail: contato@anaafonsoorganizer.com.br
Grata
Ana Afonso
http://anaafonsoorganizer.com.br

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos