Critérios para iniciar uma boa organização

Organizar não significa apenas dobrar, e sim definir critérios de como agrupar as roupas, planejando o lugar certo para cada coisa de uma forma funcional e racional. Por isso, a importância de entender o jeito de ser de cada um e suas prioridades na maneira de se vestir. Por exemplo, quem vai à academia logo cedo deve ter as roupas de ginástica à mão, a mulher que trabalha de terninho pode guardar o conjunto no mesmo cabide para facilitar.
É importante a pessoa ver o que se tem logo que abrir o armário, até para não correr o risco de comprar roupas repetidas, além de economizar o tempo gasto para se vestir.
Depois de fazer o processo da limpeza é hora de voltar com as roupas para o armário de forma organizada. Neste momento, fazemos uma seleção do que deve ser dobrado ou pendurado.
Basicamente, são dobradas e guardadas em gavetas: roupas íntimas, roupas de ginástica, roupas de praia, camisetas de manga curta, camisetas de manga longa, shorts e pijamas. Em prateleiras, são acomodadas malhas, casacos de lã e linha e peças de moleton.
São penduradas as camisas, calças, saias, ternos, blazes, vestidos e roupas de tecidos que amassam com facilidade.
Mas tudo vai depender do seu espaço disponível.
Caso no seu armário tenha mais espaço de prateleiras, priorize as peças miúdas para as gavetas e deixe camisetas, shorts e pijamas para prateleiras.
Se tiver pouco espaço para pendurar, coloque em cabides tudo o que amassa com mais facilidade e que não pode ficar com dobras marcadas, como as camisas, por exemplo.
Algumas calças podem ser dobradas, como jeans, moleton. Aliviando o espaço para pendurar
Shorts também podem ser pendurados, caso seu espaço para este fim seja maior.
Existem pessoas que não toleram marcas de dobras nas roupas. Como resolver este problema? A sugestão é eliminar ao máximo as gavetas, deixando apenas 1 ou 2 para peças intimas e no lugar do gaveteiro criar mais um cabideiro ( neste espaço pendure as peças que seriam colocadas nas gavetas ).

Como se vê não existem regras rígidas. Tudo vai depender da disponibilidade de espaço e da necessidade de cada um.
O importante é não desanimar e partir para a organização. O resultado final sempre vale a pena.
 
Espaço Home

4 Comentários de Charme e Estilo:

Economia Doméstica e Requinte com Ana Paula disse...

Adorei tudo muito lindo.
Estou te seguindo, espero sua visita no meu blog
Bjs

Fernanda Reali disse...

Post sobre organização são extremamente úteis para mim. Leio com interesse cada um que encontro e escrevo alguns de vez em quando (publico no meu blog na seção Casa Arrumada). Tudo isso porque não sou naturalmente organiada. Assim como fazer exercícios, manter-se organizada requer uma disciplina e um esforço diário, mas com as técnicas certas fica tudo mais fácil.

Beijos!!!

Espaco Home disse...

Ana Paula e Fernanda,
Obrigada pelas palavras carinhosas!
Vamos estar sempre em busca de dicas e sugestões para tornar nossa vida mais organizada e bonita.
Já estou indo visitá-las!

Beijos

Anônimo disse...

Oie, estou fazendo a festa da minha filha de 16 anos, você poderia me mandar o mais rápido possível, todos os preparativos do Baile de Máscaras??

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Seu comentário tem grande valor para nós, pois ele enriquece e dá mais brilho ao post.
Os comentários serão respondidos aqui mesmo ok?
Volte sempre que quiser...
Beijos